
ESTÉTICA E GESTAÇÃO
9 meses e suas transformações
A gravidez transforma a vida de uma mulher, fisicamente e espiritualmente. Muitos assuntos se tornam novidade nessa fase, incluindo os cuidados com a pele. Os problemas de pele que surgem neste período ocorrem porque, além da maior presença de hormônios femininos e da pele mais oleosa e esticada, os nutrientes, entre eles as vitaminas necessárias à saúde da pele e cabelos, precisam ser divididos entre mãe e filho. Manchas, edema, celulite, estrias, acne, são alguns problemas estéticos que mais preocupam as mulheres grávidas.
Alguns procedimentos estéticos são permitidos na gravidez, desde que sejam aprovados pelo médico responsável. Cada gravidez é única e tem as suas peculiaridades! Então eu, como profissional de estética, vou relacionar alguns deles aqui e se você̂ mamãe se identificar: Consulte o seu médico e um profissional capacitado.
Drenagem Linfática: A partir de 12 semanas de gestação. Indicada para redução de edema e celulite. Com exceção dos casos de trombose venosa, hipertensão não controlada, insuficiência renal ou doença no sistema linfático. A drenagem linfática em gestantes é diferenciada, portanto a escolha do profissional é importante para garantir a eficácia e segurança da técnica.
Massagem Relaxante: Vão te auxiliar a controlar o estresse e aliviar as dores nas costas. A partir de 12 semanas de gestação você pode realizar, com o uso de hidratantes mais naturais e movimentos suaves. A região abdominal deve ser evitada a aplicação de manobras.
Limpeza de pele: Sem ácidos e emolientes como a Trietanolamina. O uso de Alta Frequência no procedimento, assim como outros acessórios que transmitem corrente elétrica são proibidos. Os produtos devem ser mais naturais como, por exemplo, sabonete de chá verde e o uso de máscaras de argila também são bem vindos. As alterações hormonais deixam a pele mais oleosa e acneica, lembre-se de se hidratar diariamente afim de evitar o surgimento de acnes e manchas. Proteção solar é fundamental.
Manicure e pedicure: Leve os seus materiais, para a maior segurança.
Hidratação capilar: Evitando aplicar o produto na raiz, já́ que a pele e o couro cabeludo ficam mais oleosos devido aos fatores hormonais. Consultar os ativos hidratantes dos produtos, a gestante está propicia a ter mais alergias, então: OBSERVE.
Peeling de Diamante e Cristal: São dois peelings que não utilizam substâncias que podem ser absorvidas pela pele e vão auxiliar na renovação celular. Você deve pensar se realmente é necessário realizar estes peelings durante os 9 meses, como a pele já está mais suscetível ao surgimento de manchas, todo cuidado é pouco para prevenir o efeito rebote da técnica.
Banho de Ofurô̂: Na temperatura ideal e associado a oligoelementos fitoterápicos (ervas), este banho com certeza irá proporcionar um efeito muito relaxante e calmante. Observe a temperatura do banho, afim de evitar quedas de pressão.
Fisioterapia Obstétrica: Auxilia em diversas condições da gestante, inclusive do assoalho pélvico.
Aposte em prevenção dos acometimentos estéticos, mas lembre-se de que não é hora de arriscar-se com procedimentos mirabolantes. Você deve evitar: Tratamentos com produtos químicos em geral, peelings químicos, intradermoterapia, procedimentos com eletroestimulação, depilação a laser, alisamentos capilares, descoloração capilar, tratamentos invasivos de um modo geral. A gestante está mais predisposta a reações alérgicas, então antes de quaisquer procedimentos: Consulte o seu médico responsável. Se a sua gravidez for de alto risco, principalmente.
Na gravidez é importante ter a consciência de que você não precisa se deixar de lado, a gestante ainda é uma mulher e está se transformando. Evite absorver comentários que não elevam sua autoestima. As experiências de outras mães, as angústias, as dificuldades, as dores nunca serão exatamente as mesmas que as suas. O ganho de peso, por exemplo, faz parte e você não está fadada a carregá-lo para o resto da vida. Este momento é tão lindo e único, os acometimentos estéticos não devem ser motivo de infelicidade. Deixe as coisas fluírem naturalmente, o seu filho vai te amar do jeito que você é.